sábado, abril 24, 2010

Telmo Pais: o amo.

José Pinto como Telmo Pais em "Quem és tu?" de João Botelho.

Telmo Pais é a personagem mais indicada para a personagem principal desta obra, mesmo assim, este dado ainda é discutido.
Este tem que escolher entre Maria, que ele próprio criou, e D. João de Portugal que criou de igual modo, porém, a este último deve a fidelidade de escudeiro.
Este, fiel amo, criado e maior amigo de D. João e que sofreu como ninguém aquando o seu desaparecimento. Opôs-se ao segundo casamento de Madalena de Vilhena refutando tal acto de infidelidade para com o seu amo, cuja morte sempre rejeitou a acreditar.
Passa o seu tempo a adorar e venerar D. João. E lentamente a imagem do desaparecido vai-se tornado rígida, nítida e, sobretudo, adorada. Com o tempo a adoração crescia.
Foi então que nasceu Maria, a filha do casamento rejeitado. E por força do destino, tornou-se seu amo, nascendo um novo amor.
E é aqui onde se dá o apogeu da sua personagem levantando questões: “Telmo poderá continuar a acreditar na morte de tão adorado amo?”, “Estará D. João vivo? E se estiver? Que será feito de Maria?”.
Durante muito tempo Telmo não se consciencializa destas contradições, limitando-se a amar Maria e D. João de Portugal.
No culminar da obra, Telmo apercebe-se que tudo seria mais fácil se o seu amo estivesse morto, pois o seu retorno transtorna-lhe a vida.
E é no fim que espalha que o Romeiro não passa de um impostor, é ele quem vai matar definitivamente o seu amor que durante tantos anos desejou que estivesse vivo. Assim, Telmo quer ser coerente com o seu passado criando uma imagem – a do escudeiro fiel – com a qual se mostra e qual o qual o próprio se vê. Porém esta máscara é quebrada…
Texto original por Ovelha Negra.

Sem comentários:

Enviar um comentário