domingo, abril 25, 2010

Acto I: análise

No que diz respeito à cena 1 e 2, podemos encontrar informações sobre o passado das personagens e a respectiva caracterização. É também nestas cenas que Madalena compara o seu estado de espírito com o de Inês de Castro, da obra “Os Lusíadas”, o que indica que ela se sente predestinada à morte. Telmo anuncia desgraças próximas e alimenta a presença do passado que Madalena queria “enterrar”.
Na cena 3 Maria questiona Telmo sobre o romance que este lhe tinha prometido com D. Sebastião, Maria acredita que se o Rei D. Sebastião não morreu D. João de Portugal poderá ainda estar vivo, Maria sofre de tuberculose, uma peste que naquele período afectava Lisboa.
Seguindo-se a cena 4, Maria não percebeu a insegurança dos pais em relação ao regresso de D. Sebastião, sendo Maria dotada de uma grande imaginação (tem a doença que faz sonhar).
Na cena 5 e 6 Frei Jorge anuncia que a intenção dos governadores era instalarem-se na casa de Manuel de Sousa Coutinho, com o intuito de fugirem à peste que circulava em Lisboa, é anunciada a chegada de Manuel de Sousa Coutinho pela boca de Miranda.
Na cena 7 Manuel de Sousa decide que têm de se mudar para o palácio que fora de D. Sebastião, contando de seguida à família, com esta notícia Madalena fica aterrorizada.
Na cena 8 Madalena diz não querer voltar à casa de D. João de Portugal: para ela esta é uma questão de vida ou morte, mas Manuel de Sousa não compreende, seguindo-se um conflito. Para madalena a mudança para o palácio, era não só um regresso ao passado mas também um regresso do passado.
Nas cenas 9 e 10, a chegada da comitiva dos governadores a Almada é anunciada por Telmo, Manuel de Sousa certifica-se que esta tudo pronto para se mudarem para o “nova” casa.
Na cena 11, Manuel de Sousa incendeia a sua própria casa, e fala da morte do pai e do que poderia vir a acontecer-lhe, a ele, na sequência da sua atitude.
Na última cena deflagra o incêndio no palácio de Manuel de Sousa em que o retrato do próprio arde.





Por: Ana Magalhães, Maria Cerqueira e Sara Carvalho, adaptação da análise original “Frei Luís de Sousa – quadro-síntese” presente no manual “Português”, do ensino profissional, contendo os módulos 5, 6, 7, 8 das autoras Magalhães, Olga e Costa, Fernanda”.

Sem comentários:

Enviar um comentário