sábado, abril 24, 2010

Manuel de Sousa Coutinho: o eterno apaixonado.

Rui Morrison como Manuel de Sousa Coutinho em "Quem és tu?" de João Botelho
Manuel de Sousa Coutinho é uma das personagens cuja discussão sobre ser ou não a personagem principal da obra ainda se mantém acesa. Este é principalmente caracterizado pela sua nobreza e o facto de ser cavaleiro de Malta. Assim, no acto I, assume uma atitude condizente com um espírito clássico, deixando assim o leitor descobrir uma serenidade e um equilíbrio próprio de uma razão dominadora de sentimentos e que se manifesta em discursos expositivos numa linguagem cuidada e erudita.
Durante os três actos revela-se um homem patriota, corajoso e com a decisão de não sentir ciúmes pelo passado de Madalena.
Já no acto III, evidencia uma postura romântica caracterizada pela dor. A dor após a chegada do Romeiro (que mais tarde se revela D. João de Portugal), e que lhe faz desvanecer um pouco a razão pois exterioriza os seus sentimentos de uma forma complexa, contraditória (exemplo disso é o desejo pela morte da filha) e descontrolada.
Em suma, esta personagem é algo complexa evoluindo de uma personalidade de tipo clássico (Actos I e II) para uma personalidade tipicamente romântica (Acto III).

Sem comentários:

Enviar um comentário