sábado, abril 24, 2010

Acto III: análise

Neste Acto verificamos uma mudança na personalidade de Manuel de Sousa, que enquanto nos Actos anteriores era um homem racional e decidido porém agora no acto em questão é emotivo e atormentado sobretudo em relação ao destino de Maria. Manuel admite que prefere ver Maria, sua filha, morta do que passar pela vergonha de ela não ser sua filha legítima, mas sim filha do Romeiro.
O Romeiro (D. João) como não se sente bem naquela situação decide mandar alguém ir dizer a Manuel de Sousa que o peregrino, que anteriormente lhe disse que Maria não era sua filha, era um impostor.
No casamento de mãe de Maria (Madalena) com Manuel de Sousa, Maria aparece na cerimónia e exprime-se de uma forma violenta mostrando uma grande revolta contra o casamento de sua Mãe. O casamento acaba por não acontecer, quando o Romeiro confessa á frente de toda a gente que ele é o pai verdadeiro de Maria.
No desenlace do Acto Maria acaba por morrer de "vergonha" ao saber a verdade, e Manuel de Sousa e Madalena abandonam a vida civil dedicando-se a uma vida religiosa.


Por: Alexandra Magalhães e Márcia Meireles, adaptação da análise original “Frei Luís de Sousa – quadro-síntese” presente no manual “Português”, do ensino profissional, contendo os módulos 5, 6, 7, 8 das autoras Magalhães, Olga e Costa, Fernanda”

Sem comentários:

Enviar um comentário